CEF - Instalação e Operação de Sistemas Informáticos

 

Introdução

 

O sector dos serviços de informação e comunicação caracteriza-se por uma elevada complexidade devido, em primeiro lugar, à diversidade de actividades que lhe são referenciadas, designadamente quanto à tipicidade produtiva, à utilização tecnológica e à segmentação de mercado. Embora
diversificados, a maioria dos serviços deste sector partilha uma finalidade comum: a gestão da informação em suportes comunicacionais diferenciados.
A complexidade na delimitação deste sector surge também associada à polissemia e amplitude de conceitos como informação, comunicação e  tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). São expressões universalmente utilizadas nos mais diferentes contextos, mas revelam não ter um
entendimento comum.


Este sector vive, todavia, uma mudança acelerada e multidireccional que, estamos em crer, levará a uma mais nítida delimitação do sector, bem como a uma clarificação do seu papel nas economias nacional, europeia e internacional.
As Tecnologias de Informação e Comunicação promovem a transformação de áreas profissionais mais tradicionais. A difusão das novas tecnologias a todos os sectores de actividade impulsiona mudança e renovação nas organizações, mercados, produtos e serviços, constituindo-se também como geradoras de novos campos de actuação e serviços.


Este sector é desagregado em dois domínios sectoriais de referência: o domínio das Telecomunicações, que integra as actividades relacionadas com a criação de infra-estruturas, e, inclui, designadamente, a concepção, montagem, instalação, configuração e gestão e manutenção de redes de telecomunicações; e o domínio dos Sistemas de Informação que, por seu lado, compreende as actividades de gestão,
produção e processamento de bases de dados, envolvendo, ainda, o desenvolvimento de aplicações
informáticas associadas ao processamento dessa informação, assim como as actividades de consultoria
conexas à sua implementação e utilização.


Dado o elevado grau de complexidade do know-how associado ao sector, é conferida uma enorme importância ao factor humano nas estratégias de gestão de recursos humanos destas empresas, bem como uma elevada exigência de qualificação compatível com os avançados meios tecnológicos. A oferta de recursos humanos qualificados revela-se, ainda, insuficiente sendo, por isso, extremamente valorizada a formação inicial e contínua na área.


De uma forma genérica, exigem-se competências diversas traduzidas, por um lado, nas capacidades de análise, concepção, observação, pensamento lógico, conceptualização e comunicação, e nas capacidades sociais, de trabalho em equipa e de orientação para o cliente, e, por outro lado, em conhecimentos científicos e técnicos sólidos em áreas como a matemática, a física, a electrónica ou a informática.